Decoração Boho: o que é e como inserir no seu evento

decoração boho

Se existe um aspecto da organização de eventos que sempre deixa  os organizadores em dúvida é o estilo de decoração que mais se adequa à ocasião. E para aqueles que não conseguem decidir qual estilo reflete mais sua identidade, optar pela decoração Boho é uma garantia de versatilidade na decoração.

Isto porque o Boho, e suas variações como o Boho Chic, são pautados por uma mistura heterogênea de estilos, raízes culturais e formas de expressão através do tipo e organização das peças, características essas que oferecem combinações praticamente infinitas, que são limitadas apenas pela imaginação e criatividade dos decoradores.

Entretanto, com essa versatilidade criativa, voltamos ao mesmo problema de aplicabilidade decorativa. Ou seja, como podemos inserir a decoração Boho de forma efetiva na realização de um evento? A decoração Boho terá sinergia com todo o tipo de ocasião?

Foi pensando em responder essas perguntas que nós, da Ferbak Decor, elaboramos o presente artigo que explora as origens da decoração Boho e suas principais características, a fim de desvendar como o seu estilo pode ser inserido na mais vasta gama de eventos.

Se interessou pelo assunto? Então acompanhe conosco!

Boa leitura!

Decoração Boho: raízes e estilos

O estilo Boêmio ou Boho, na abreviação mais popular no Brasil, é uma estética decorativa que paira sobre as sensibilidades modernas, abraçando estilos de marcenaria, costura e arte têxtil de diversas culturas, resultando em um tipo de decoração não convencional, eclética e livre.

A decoração Boho tem a sua gênese por volta do século XIX, em Paris, sendo uma técnica de expressão popularizada pelos artistas, músicos, escritores e nômades parisienses e seu estilo de vida boêmio e hedonístico, pautado pela priorização da sensibilidade artística acima de um materialismo aristocrático.

A decoração Boho é definida por uma falta de estrutura, optando pelo emprego despreocupado de camadas e padrões estéticos, tanto de textura quanto de cor. Embora existam algumas práticas comuns com o visual boêmio, não há regras rígidas como nas decorações modernas ou minimalistas. 

O âmago da estética boêmia é a personalidade individual e a descontração do ambiente. Os estilos Boho não são estilizados para o prazer de qualquer outra pessoa, mas para o seu próprio. Por definição, é um reflexo profundo e sincero da alma artística de cada um.

Na decoração em si, o Boho almeja refletir a alma indomável de cada um, como se esse fosse um viajante que coletou variados itens ao longo de suas jornadas nos mais diversos cantos do mundo. Em função disso, há uma combinação vasta e expressiva de objetos, padrões e cores que podem ir de culturas eslavas até culturas persas, por exemplo.

Se parece uma proposta ousada no nosso tempo, considere que o uso da decoração Boho é popular até hoje, na realização de eventos como aniversários e casamentos, tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre.

E vale lembrar que a estética boêmia era um tipo de vanguarda artística! Então o rompimento com o convencional é uma característica indissociável de seu propósito e estética.

Dois séculos depois, é de se esperar que mudanças na filosofia da decoração Boho ocorressem, mas o que houve de fato foi uma apropriação da estética em si para a criação de um estilo mais refinado — o Boho Chic.

Apesar de ser sutilmente desligado da filosofia boêmia original, o Boho Chic é uma adaptação fiel para o novo milênio, fazendo uso de técnicas DIY (“faça você mesmo”, no português) com o emprego de estéticas rústicas, folk e vintage, sendo popular no mercado de eventos — em especial casamentos e celebrações pequenas.

Como aplicar a decoração Boho no seu evento?

Como já deve ter ficado claro na seção anterior, a decoração Boho é extremamente versátil e pode ser adequada a qualquer modalidade de evento, independente de onde ele seja realizado.

Em caso de casamentos, por exemplo, a decoração Boho é uma excelente oportunidade para romper com as decorações tradicionais, geralmente pautada por uma cenografia de tons claros e pastéis, sem peças que de fato se destaquem e dêem pulsação ao ambiente.

Com o uso de um estilo Boho Chic, por exemplo, é possível montar ambientes extremamente coloridos, seja através do uso de buquês de flores nas mesas e nas paredes, ou com a locação de móveis vintage e barrocos, os quais contribuem para um ambiente extremamente acolhedor e cheio de vida — aspectos que refletem os sentimentos centrais de paixão e união de qualquer casamento.

Mas é a iluminação que irá unir todos os elementos decorativos, com opções de lâmpadas quentes sendo uma escolha extremamente sinérgica com o restante da decoração Boho — em particular se luminárias de estilo folk ou vintage forem instaladas em cima das mesas de banquete e de doces, promovendo uma harmonização atmosférica prevalente.

Agora que te contamos tudo sobre a decoração Boho e a estética boêmia, pretende aplicá-las em seu evento? Se precisar de mais dicas como as que demos aqui, não deixe de conferir o perfil da Ferbak Decor no Instagram e dar uma olhadinha no nosso catálogo de produtos!