Decoração de mesa para festa: veja 6 dicas

decoração de mesa

Quando recebemos amigos, familiares ou até mesmo organizamos um jantar mais elaborado, é natural querer deixar a decoração de mesa no capricho. Pois ela consegue trazer ao espaço um toque especial e sofisticado.

Portanto, se você quer investir na decoração de mesa e ainda não sabe por onde começar, a Ferbak Decor separou neste texto um passo a passo que vai facilitar essa organização.

Para isso, é muito importante que você considere as cores no ambiente, da sua mesa e também quais itens usar.

A chave para uma decoração de mesa impecável é pensar que os acessórios precisam estar em harmonia, levando em conta a atmosfera que você quer criar no espaço. Continue a leitura e confira as dicas.

Passo a passo para a decoração de mesa

1. Começando do zero

Em primeiro lugar, é muito importante ter organizado as informações básicas, como: quantidade de pessoas, louças, talheres e lugares na mesa para todos. Além disso, é interessante observar se há espaço disponível entre os enfeites e pratos que estão à mesa. 

Caso não haja espaço suficiente, a dica é utilizar um aparador ou local próximo onde os convidados irão se servir. 

2. Combinação de cores e estilos

Esse é o momento de decidir todos os detalhes que envolvem a decoração de mesa. Ao escolher o estilo, você já terá uma ideia de qual paleta de cores utilizar, os tipos de enfeites que irá investir e se você vai apostar em um toque mais minimalista, rústico e etc.

Ao escolher uma linha mais sofisticada, por exemplo, é bacana investir em peças em cristais e elementos em prata e inox.

Já num estilo mais minimalista, você pode utilizar combinação entre duas cores mais neutras que seja do seu interesse. E na rústica, utilizar tons em madeira, couro e palhas. 

Com essa parte definida, já poderá escolher a toalha, tipo de louça e decorações que sigam a linha da sua proposta inicial.

3. O que usar na decoração de mesa?

Para não esquecer de nenhum item na hora de fazer a sua decoração de mesa, vamos te mostrar abaixo um por um. 

  • Pratos
  • Talheres
  • Copos
  • Panelas
  • Guardanapos
  • Vasos com flores
  • Jogo americano
  • Velas e luminárias

Esses são os itens mais comuns, mas muitas vezes, sem fazer o check list, nos esquecemos de coisas básicas, não é mesmo?

O jogo americano, sousplat e toalha deve ser escolhido após a decisão das cores na composição, como reiteramos acima no texto.

A toalha de mesa e o jogo americano podem ser utilizados juntos ou não. Na prática, ambas servem na decoração de mesa.

Se você não quiser pesar na decoração de mesa, o ideal é que escolha um jogo americano ou toalha sem estamparia muito chamativa. Opte por texturas detalhadas, se for do seu interesse, assim você não corre o risco de deixar algo sobrecarregado.

Toalhas de palha, linho e algodão vão bem em qualquer horário, seja a festa durante o dia ou à noite. Já os jogos de renda e bordado vão muito bem em jantares mais elaborados. 

4. Flores e velas

É bacana investir em um arranjo mais trabalhado para o meio da mesa, pois elas darão um charme especial.

Tenha cuidado na hora de escolher as flores para não acabar pegando uma que tenha o cheiro muito forte. Isso pode atrapalhar a experiência da refeição ou até mesmo incomodar aqueles convidados que são mais alérgicos.

As velas são capazes de deixar a decoração de mesa mais charmosa e intimista, e por isso, deve ser usada em ocasiões especiais. Como você já deve imaginar, o seu uso se restringe à noite.

Hoje em dia você encontra inúmeras opções e formas de velas, então deixe a sua criatividade fluir na hora de comprar a sua.

6. Guardanapos

O guardanapo de tecido compõe a decoração de mesa, traz sofisticação e pode ser incrementar o visual com opções coloridas e texturas diferenciadas. Pode ser apresentado de diferentes formas, com dobraduras divertidas e muita criatividade.

6. Como organizar os itens na decoração de mesa

Café da manhã: nessa refeição, é utilizado um prato menor, vasilha para cereais, guardanapo, poucos talheres, xícaras e um açucareiro. Se quiser trazer um toque especial, pode usar um bule à mesa.

Jantar informal: nessa opção, você não precisa se preocupar em utilizar tantos talheres. Disponha aquilo que é necessário para refeição e faça uma decoração simples. Muitas vezes, um pequeno detalhe por si só já faz toda a diferença.

Jantar formal: para esta ocasião, geralmente é utilizada a louça completa. Dois tipos de garfo, duas facas, uma colher de sopa, prato fundo, raso, sousplat, prato e faca para aperitivos e talheres para sobremesa. Além disso, também dispõe de taça para água e vinho.

Agora que você está a par de como montar uma bela decoração de mesa, já pode se inspirar para a próxima festa!

E se precisar de ajuda, saiba que pode contar com a Ferbak Decor. Nós temos um catálogo cheio de produtos, com as mais variadas opções.