O que é cenografia para eventos e como utilizá-la?

cenografia para eventos

Quando pensa em cenografia para eventos, o que passa pela sua cabeça? Geralmente pensamos logo no universo da televisão, dos shows, teatros e cinema. Ou seja, imaginamos que ela só possa significar a montagem de um palco, uma casa dentro de um estúdio e etc.

Entretanto, a cenografia para eventos também vai além do universo da arte, pertencendo a outras atividades e ramos. E não está tão distante assim da sua realidade quanto pensa. Hoje, ela é utilizada para chamar a atenção dos mais diversos públicos e tipos de eventos.

Então, se você ainda está se familiarizando com esse termo e entendendo o que ele significa, este post é para você! Aqui, você vai entender quais as vantagens em aplicar a cenografia para eventos, como fazê-la e muito mais. Continue a leitura conosco e confira.

O que é a cenografia para eventos?

Pensada para melhorar as sensações do público, a cenografia para eventos engloba desde a iluminação, sonorização, decoração e até mesmo o vestuário de quem faz a festa. 

Isto é, ela cuida de todas as características e demandas do espaço para deixá-lo mais atrativo, para que assim, o visitante/espectador viva uma boa experiência.

Por exemplo, em uma festa de lançamento, todo o ambiente deve remeter e criar semelhança ao produto que está sendo apresentado. Ou um casamento, vai contar a história de amor entre o casal, suas preferências e sonhos, de alguma forma estarão impressos no espaço.

Qual a importância da cenografia para eventos?

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, as empresas devem sempre ir em busca da atualização das suas estratégias, pensando nas melhores soluções para os seus clientes, a fim de fidelizá-lo.

Todavia, apenas organizar uma festa já não é mais o suficiente para o consumidor nos dias de hoje. Eles precisam que o seu evento seja memorável e possa ser lembrado pelos convidados como um momento especial e de carinho.

Afinal, o que faz uma experiência? Em nosso dia a dia e rotina, vivemos muitos momentos que não nos recordamos, porque eles são repetitivos. Mas quando vivemos algo marcante, estamos presentes, inteiros para aquele tempo, o que o torna então em uma experiência. Por isso, o papel da cenografia para eventos é criar um momento inesquecível. 

Cenografia para eventos: como realizar?

Em primeiro lugar, é importante pensar na finalidade do evento, logo você pode fazer as seguintes perguntas:

  • Qual o objetivo? É uma comemoração? Um lançamento?
  • Quem faz parte do público-alvo? Crianças, adultos ou adolescentes?
  • Qual a imagem que se deseja passar com esse evento?
  • Qual tipo de celebração combina mais com esses objetivos?

Em um lançamento de um livro, por exemplo, uma festa temática que remeta ao universo da obra pode ser interessante. Caso a história seja sobre uma outra época ou até mesmo outro planeta, os convidados podem ir a caráter, e a decoração pode ser de acordo com o que está descrito no livro. Não é bacana?

A iluminação do ambiente também é essencial para a decoração. E por isso, estarão a todo tempo presentes na organização da cenografia. Cada estilo com sua forma e narrativa, mas sempre utilizando dessa maneira de comunicar, visto que a luz, também desenha e compõe o espaço.

Por fim, é interessante pensar na lembrancinha e/ou brinde para o seu convidado. Pois isso faz com que as pessoas se sintam parte daquele momento e evento.

Além disso, essa iniciativa ainda inspira o marketing orgânico para a sua marca, principalmente se a lembrança puder ser utilizada depois. 

Um exemplo para sintetizar essa ideia é o seguinte: digamos que o evento seja o lançamento de um vinho. Então, que tal oferecer de lembrança uma taça com o nome da empresa? Certamente os convidados irão aproveitar e ter sempre em mente o nome da marca.

Agora que você já sabe o que é cenografia para eventos e a importância dela, invista em uma equipe que possa fazer da sua celebração, um momento inesquecível. Conte com a Ferbak Decor para realizar isso! Entre em contato conosco e garanta já o melhor para a sua festa.